No dia seis de março, os alunos do 12.º ano do Colégio Marista de Carcavelos foram assistir à representação teatral da obra Memorial do Convento de José Saramago, que teve como objetivo ajudar a motivar para o conhecimento do romance analisado no âmbito da disciplina de Português.
Memorial do Convento é um livro que aborda a História de um ponto de vista ideológico. As personagens com maior destaque são vulneráveis e a narrativa destaca que o seu trabalho e contribuição para a História são muitas vezes esquecidos. Nesta obra, José Saramago tem como objetivo “tirar tudo o que é escuro, saber o que ficou por contar, por mostrar”, motivo pelo qual este privilegia a dinâmica anti-individualista das três personagens principais: Baltasar Sete-Sóis, Blimunda Sete-Luas e o padre Bartolomeu Lourenço.
Na representação teatral, feita pela companhia ÉTER, os atores conseguiram transmitir o objetivo principal da obra, visto que nas cenas que tiveram maior destaque os artistas conseguiram recriar os momentos dramáticos de forma criativa, bem organizada e mantendo os personagens fiéis ao que está presente na obra. Contudo, algumas transições de cenas poderiam ter sido mais bem conseguidas, na medida em que, do nosso ponto de vista, a escolha de áudio nem sempre estava relacionado com o ambiente da cena seguinte.
Em suma, a representação teatral foi cativante e fiel à obra de José Saramago.
Daniela Moura
12ºC, Nº4