No dia 4 de abril da parte da tarde, os alunos de artes das turmas 10º,11º e 12º E realizaram uma visita de estudo ao Palácio da Pena, situado em Sintra, com o objetivo de consolidar os conhecimentos adquiridos na disciplina de História da Cultura e das Artes no âmbito da corrente artística do romantismo, do século XIX.
Mandado construir por D.Fernando de Saxe-Coburgo-Gota, príncipe estrangeiro, segundo consorte de D. Maria II, com um exaltado temperamento romântico, este monumento insere-se harmoniosamente no meio envolvente. Os seus vastos jardins repletos de árvores e plantas exóticas produzem diferentes odores e fortes sensações naqueles que por lá caminham, como se de uma paisagem falante se tratasse.
Já o Palácio, que se destaca majestosamente pelas suas cores e formas, é o resultado de um conjunto de ecletismos (mistura de revivalismos históricos como o neogótico, o neomanuelino ou o neomourisco) e exotismos (influências orientais) que criam uma impressão vibrante e surpreendente, despertando diversas emoções nos espectadores.
Desta forma, através da ajuda de um guia, os alunos puderam ter uma experiência imersiva naquilo que foi o Romantismo em Portugal no século XIX.